segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Fórum Social Temático termina com promessa de lutas populares

Passeata de abertura do Fórum Social Temático pelas ruas gaúchas

  Terminou ontem em Porto Alegre, o Fórum Social Temático. Em meio a pressões de setores imperialistas sobre a “economia verde”, alguma dispersão e diversidade de reivindicações, foi um passo para sistematizar as bandeiras dos movimentos sociais no sentido democrático-popular e anti-imperialista. 


  De olho na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorre em junho, no Rio de Janeiro, o Fórum Social Temático produziu uma agenda de propostas alternativas à negociação formal que será conduzida pelos governos na conferência.
  Com o tema Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental, o FST foi a primeira etapa da Cúpula dos Povos, reunião que deverá acontecer paralelamente à Rio+20, em um espaço de manifestação da sociedade civil organizada.
  A principal crítica levantada durante os debates do FST foi, justamente, em relação ao conceito de economia verde, tema central da conferência. As organizações argumentam que o modelo vai apenas repetir a lógica do capitalismo, com a “mercantilização da natureza” e a manutenção das desigualdades. O líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, chegou a dizer que a Rio+20 será apenas “um teatro governamental”.
  Socorro Gomes, presidente do Conselho Mundial da Paz (CMP) e do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), declarou ao Vermelho que os movimentos populares não devem restringir a sua agenda a apenas opinar sobre a agenda dos governos e das Nações Unidas. “Devem ser pró-ativos, denunciar as mazelas do capitalismo, combater as políticas do imperialismo, postular as bandeiras de luta mobilizadoras, elaborar em unidade uma plataforma de luta que tenha como centro a defesa dos direitos dos povos, a soberania nacional, a solidariedade com os povos e nações agredidos e a luta pela paz mundial, contra as guerras imperialistas”.
  A dirigente considera que a bandeira ambientalista é importante, mas tomada isoladamente é reducionista. “Os povos têm direito a lutar pelo desenvolvimento e isto significa construir modelos próprios, consentâneos com suas realidades nacionais. Nas mãos do imperialismo a bandeira da defesa do meio ambiente é esfarrapada, pois o maior destgruidor do meio ambientye é o próprio imperialismo, capitaneado pelos Estados Unidos”.
  Socorro Gomes também demonstrou preocupação com a dispersão, a fragmentação e o poder de convocação e mobilização do Fórum. “Precisamos retomar a discussão sobre a melhor maneira de organizar tais eventos, em nome da eficácia e da acumulação de forças na luta anti-imperialista”.
  A Rio+20 foi lembrada no discurso da presidente Dilma Rousseff, que esteve no FST na quinta-feira (26) para um diálogo com representantes da sociedade civil. Dilma defendeu a criação de metas de desenvolvimento sustentável na conferência e articulação direta entre medidas ambientais e de combate à pobreza.
  Apesar de bem-recebida pelos movimentos sociais na primeira participação dela em um evento do Fórum Social Mundial como chefe de Estado, Dilma não escapou das críticas. Ativistas cobraram propostas alternativas à economia verde e de mais diálogo da presidente com os movimentos sociais.
  As questões ambientais e a Rio+20 dividiram espaço com debates de temas tradicionais do Fórum Social Mundial, como a crítica ao neoliberalismo, o fortalecimento da educação, a luta contra o monopólio dos meios de comunicação pelos imperialistas e as classes dominantes e a luta contra as políticas militaristas e intervencionistas das grandes potências internacionais . 
  O direito à memória foi tema de um dos eventos mais concorridos da semana, em que o sociólogo e jornalista Ignacio Ramonet defendeu a instalação de comissões da verdade e o direito coletivo de acesso a memórias de ditaduras para que as violações de direitos humanos nesse períodos não sejam esquecidos nem repetidos.
  No Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, o tema também virou assunto no FST, com um evento que lembrou os oito anos do assassinato de três fiscais do trabalho, no episódio conhecido como Chacina de Unaí. Procuradores cobraram respostas do Poder Judiciário, que ainda não levou a julgamento os nove indiciados pelos crimes, entre eles, o prefeito da cidade mineira de Unaí, Antério Mânica, e o irmão dele, Norberto Mãnica, acusados de serem os mandantes.
  A ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, disse que a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição nº 438/2001, conhecida como PEC do Trabalho Escravo, será a prioridade legislativa da secretaria este ano.
  Além do FST, em Porto Alegre, mais 25 eventos devem compor a agenda do Fórum Social Mundial em 2012, entre eles o Fórum Social Palestina Livre, marcado para o fim de novembro, também na capital gaúcha.
  Socorro Gomes avalia que o fórum dedicado à libertação da Palestina é um dos mais importantes resultados do Fórum Social Temático de 2012. “Contribuir para os palestinos saírem do seu martírio de mais de seis décadas e se libertarem do jugo sionista-imperialista é um dever de todos os movimentos anti-imperialistas do Brasil e do mundo. O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e luta pela Paz (Cebrapaz) e o Conselho Mundial da Paz (CMP) estão plenamente dedicados a essa causa”.
  Cerca de 1,5 mil pessoas participaram neste sábado (28) de uma assembleia que reuniu mais de 100 movimentos sociais participantes do Fórum Social Temático (FST) 2012. Em carta, os ativistas citaram a construção de uma agenda e de ações comuns contra o capitalismo, o patriarcado, o racismo e todo tipo de discriminação e exploração.
  A dirigente da Cengtral Única dos Trabalhadores (CUT) e da Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), Rosane Bertotti, explicou que o documento lista elementos em comum em meio à diversidade registrada na assembleia. Entre os destaques, temas como a democratização da comunicação, a violência contra as mulheres, o desenvolvimento sustentável e solidário, a reforma agrária, a agricultura familiar, o trabalho decente, a luta pela educação e pela saúde.
  “Rejeitamos toda e qualquer forma de exploração e discriminação, seja ela no mundo do trabalho, sexista ou racial. Rejeitamos também toda forma de criminalização dos movimentos sociais e a forma como o capitalismo se reinventa na proposta de uma economia verde, achando que apenas pintar de verde um espaço vai mudar a realidade. 
  Entendemos que, para mudar a realidade, não é só pintar de verde, é garantir direitos, liberdade de organização, democracia, proteção social”, disse.
  Para o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniel Iliescu, o FST constituiu um espaço importante para reunir ativistas de várias partes do mundo que, em 2011, deram lições de cidadania e consciência na luta pelo acesso à educação e pelo direito a uma educação de qualidade.
  “O FST funciona como uma orquestra que consegue juntar diferentes opiniões de inúmeros países numa perspectiva de superar as desigualdades sociais e os desequilíbrios que hoje a gente enfrenta no mundo”, ressaltou. Entre as reivindicações do movimento estudantil brasileiro estão a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB)) para a educação, a vinculação de, pelo menos, 50% da arrecadação com a exploração do pré-sal para investimentos em educação e a valorização do professor.
  O secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Quintino Severo, avaliou que os debates do FST ficaram dentro do esperado. “Nós, do movimento sindical, viemos para o fórum para fazer o debate junto com as outras mobilizações dos movimentos sociais, para potencializar a nossa intervenção, as nossas propostas durante a realização da Rio+20.”
  A ideia, segundo ele, é fazer com que a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) não seja apenas um espaço de debate para ambientalistas, mas que inclua nas discussões fórmulas para melhorar as condições de trabalho no mundo. “Não basta apenas produzir de forma sustentável, é preciso desconcentrar renda, respeito aos direitos dos trabalhadores, aos direitos sociais e, acima de tudo, ao cidadão.”
  Já o presidente da União de Negros pela Igualdade (Unegro), Edson França, disse que a expectativa do movimento negro em relação ao FST foi superada, já que foi possível elaborar um documento com as reivindicações de todos os movimentos sociais.
  “A questão racial aparece na carta porque o racismo é uma dimensão importante da opressão. Os movimentos sociais, a cada tempo que vai se passando, por meio do diálogo, vêm tomando entendimento e se sensibilizando a respeito disso”, explicou.
  Socorro Gomes também entende que um dos méritos do Fórum Social Temático foi a sistematização das reivindicações dos movimentos sociais. “Todas elas têm relação direta com a luta pela paz mundial, contra as guerras imperialistas, e as políticas espoliadoras dos governos conservadores e neoliberais em todo o mundo”, disse a líder do movimento pela paz.

Da redação do Portal Vermelho, com informações da Agência Brasil

sábado, 28 de janeiro de 2012

Kareem Abdul-Jabbar, maior pontuador da NBA

  Dos podres ventos que o imperialismo estadunidense sopra, ainda um suspiro de humanismo sempre insiste em mostrar que mesmo em meio ao coração do capitalismo, a quem contrai várias das idéias impostas por este sistema falido que se reflete no modo "americano" de se viver.
  O esporte com seu poder sensibilizador, nos trouxe ao Brasil nesta semana que finda a visita de Karem Abdul-Jabbar, que tem seu nome de nascimento como sendo Ferdinand Lewis Alcindor, Jr., é o maior pontuador da história National Basketball Association (NBA), passou alguns clubes brasileiros e cumpre agenda como Embaixador Cultural dos E.U.A., cargo que foi confiado pela Secretária de Estado Hillary Clinton.
  Na vitoriosa carreira conquistou seis títulos, teve como alguns marcos o de ser maior convocado para integrar a seleção All-Star Game", com os melhores da temporada em um total de 19 vezes. E desde a carreira Universitária já demonstra que seria um recordista de marcas e bolas na cesta.
  Aliás, ressalto que a NBA pelo menos tem na sua base uma liga organizada com laços íntimos aos educacionais, proporcionando a harmonia caminhada de duas ferramentas fundamentais para formação humana, embora depois dê uma lição de como o mercado sabe se apropriar de um esporte popularizado. 
Kareem se recusou a ir as Olimpíadas, em protesto ao tratamento dos negros nos EUA.
  

Estudo revela que Chávez é aprovado por 64% dos venezuelanos

Propaganda Socialista pelas ruas de Caracas
Um estudo publicado nesta sexta-feira (27) pela empresa de pesquisas Hinterlaces revela que 64% dos venezuelanos aprovam a gestão do presidente da nação, Hugo Chávez. Também indicou que existe uma avaliação positiva em temas como saúde, educação, moradia e relações internacionais.
  "64% pensam que o presidente o está fazendo muito bem, bem e regular a bom. Isso mantém o ritmo ascendente da avaliação positiva da gestão”, assegurou o presidente da empresa de pesquisas, Oscar Schemel, em entrevista a um meio local.  
  O representante de Hinterlaces informou que 62% da população aprova as políticas empreendidas pelo Mandatário Nacional em matéria de educação e disse que 53% avaliam positivamente o setor de saúde.
  Schemel destacou ainda a percepção positiva em setores como saúde, educação, moradia e relações internacionais. Em segurança melhora a avaliação.
  "Ao avaliar a gestão do presidente, 43% aprovam a gestão em matéria de segurança, há um incremento de cinco pontos com relação a outubro (...) Em moradia, 68% aprovam o trabalho do Presidente, nesse sentido se observam resultados favoráveis da Missão Moradia”, comentou.
Os venezuelanos respondem desde uma avaliação emocional, afetiva, existencial e uma identificação por parte dos setores populares em relação com a liderança do chefe de Estado, explicou e agregou que frente aos problemas as pessoas respondem de maneira racional.
  Oscar Schemel manifestou também que há uma apreciação negativa nos temas econômicos, inflação e desabastecimento. No entanto, 65% dos consultados pensa que sua situação econômica melhorará.
  Quanto à intenção de voto, 51% creem que Hugo Chávez deve ser reeleito, cifra que cresceu um ponto com relação a sua última medição, "enquanto que 43% são contra a reeleição”, assinalou.

Fonte: TeleSur

Hugo Rafael Chávez Frias, é um político e militar venezuelano. É o 56º Presidente da Venezuela, líder da "Revolução Bolivariana".

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Joan Baez e Mercedes Sosa em "Gracias a La vida"

Joan Baez, é uma cantora norte-americana de música folk, conhecia por estilo vocal distinto e suas opiniões políticas progressistas.
Mercedes Sosa, foi uma cantora argentina de grande apelo popular na América Latina. Também é conhecida como La Negra, faleceu em 2009.

Qual a maior violência com o povo?

Privataria tucana - Tirando de todas as formas o que ao povo pertence

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Grandes mulheres latino-americanas: Iara Iavelberg

 Por trás de um rosto gentil e belo, o amor pela liberdade... o que caracterizou Iara, foi sua combatividade, persuasão e a entrega de sua vida a luta, com armas nas mãos, e com a certeza no coração de que trilhava um duro caminho, mas que terminaria em um belo horizonte, do qual ela não viu, a democracia avançaria em sua vitória graças a mulheres como ela.
 Iara Iavelberg nasceu em São Paulo no dia 7 de Maio de 1944, era professora, psicóloga e integrou primeiramente a Organização Revolucionária Marxista Política Operária (POLOP), e depois o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8).
  Filha de família judia, aos 16 anos já estava casado com Samuel Halberkon, três anos depois se separou para ingressar na militância política. Relacionou-se com "Zé" Dirceu enquanto militava no movimento estudantil, cuidava de sua beleza e chegou a ser considerada a "musa dos estudantes de 60".
Iara e seu companheiro Carlos Lamarca em treinamento
  Ainda nas fileiras estudantis, Iara conheceu o marxismo, militando no MR-8 conheceu Carlos Lamarca, comandante da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), dois meses depois de ele desertar do Exército Brasileiro em 1969. A paixão entre a filha de milionários, e do filho de um sapateiro carioca foi fulminante, quem testemunhou de perto a relação dos dois foi "Vanda", codinome usado por Dilma Roussef, nossa presidente.
  Em 70 começaram os treinamentos militares no Vale do Ribeira, onde Iara dava aula de teoria marxista aos guerrilheiros. Nos primeiros meses de 1971, a maioria das organizações de esquerda já estavam desarticuladas e semidestruídas, e os restos da VPR juntaram-se ao MR-8. 
  Na nova organização, Iara, intelectual, teve um cargo de cúpula e Lamarca, considerado mais despreparado pela nova direção, foi rebaixado a militante de base, enviado para o interior da Bahia, enquanto a mulher deveria se estabelecer em Salvador.
  A viagem, em junho de 1971, de Iara e Carlos Lamarca do Rio de Janeiro para a Bahia foi a última vez em que estiveram juntos, antes da morte de ambos. A combativa Iavelberg tombou em 20 de Agosto de 1971, oficialmente havia atirado na própria cabeça após estar cercada por agentes que foram até Salvador para lhe capturar, mas militantes e populares dizem que ela foi levada até o DOPS local, onde foi torturada até a morte.
  A família em 1996 pediu exumação do corpo que foi entregue embalsamado um mês após o assassinato, em caixão lacrado e proibido de ser aberto pelos militares. Foi enterrada próximo a um muro na ala dos suicidas no Cemitério Israelita de São Paulo, de costas para a área central e longe do túmulo de seu pai Davi Iavelberg, já que a lei judaica reprime fortemente o ato de tirar a própria vida.
  Em 2003 a conquista, a família não exigiu indenização, só queria guardar os restos mortais de Iara com sua devida dignidade, já que não acreditavam na versão do Ministério da Marinha. Uma brava mulher latino-americana, resistente na Ditadura Militar brasileira, presente aqui e nas lutas de nosso povo!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Na luta pela terra, nascemos faxinalenses!

  Farei a postagem hoje do Instituto Equipe de Educadores Populares - IEEP, em Irati-PR, uma singela homenagem aos batalhadores do chão do meu Paraná, uma combativa rede articulada na defesa das comunidades tradicionais, valorização das culturas indígenas, do respeito as religiões de matrizes africanas, e o princípio do cuidado com a terra, combatendo o agronegócio e levando adiante a luta pela soberania alimentar.
  Em breve aqui um aprofundamento maior sobre os faxinalenses, lutadores localizados no Sul do Estado do Paraná, que enriquecem o histórico de lutas do povo paranaense. A foto é do 4º Encontro Estadual dos Povos Faxinalenses que aconteceu ano passado, e teve pela Articulação Puxirão dos Povos de Faxinalenses (APF), uma carta na qual você confere na íntegra aqui: http://redepuxirao.blogspot.com/2011/08/articulacao-puxirao-dos-povos.html
  VIVA A MÃE NATUREZA, E SEUS FILHOS E FILHAS QUE LUTAM POR ELA, POR NÓS! 

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Um dia o direito fundamental da moradia será garantido!


  A ocupação em Pinheirinhos, SJC me faz trazer o sensacional GOG, e lhes pergunto: alguma novidade, ou melhor, reconhece uma história com esta?

"Em homenagem a Pedro Nascimento da Silva (27 anos)
Wagner Silva Moreita (21 anos)
Jorivê Santos (77 anos)
Cristiano Reis dos Santos (28 anos)
e a todos que se eternizaram na luta pela terra

Governador, justiça, Prefeito e polícia
quadrado mágico da malícia
um Governador que prometeu e não cumpriu
a justiça que decretou despejo hostil
um Prefeito que poderia e não fez
a polícia que efetivou a ação com insensatez

empresários inadimplentes mais muito ricos
proletários desabrigados, mortos e feridos
empregadas, catadoras de papel e garis
operários, lavadeiras viviam ali
um local inabitável transformado em moradia
agora um bairro
agora cheio de vida e alegria
cedo ou tarde pagariam por essa ousadia

a Juíza a desocupação exigia
barricadas montadas pelos moradores
para chamar a atenção dos bastidores
Preparada operação, batizada “Inquietação”

Tensão. Ninguém vai dormir
e os guerreiros das ruas de barro vermelho
faziam dos quilombolas seu espelho (...)"

  Goiânia foi palco no dia 16 de Fevereiro de 2005, na ocupação "Sonho Real" de um verdadeiro massacre na Operação denominada "Inquietação" contra 4.000 famílias de trabalhadores e trabalhadoras que ocupavam desde maio de 2004 o Setor Parque Oeste Industrial, uma área de 1 milhão de m2, que esta sob domínio de uma única família, a serviço da especulação imobiliária.
 Agora Pinheirinhos, e bom, o nome do disco onde consta esta música se chama: "Aviso as gerações". Preciso mesmo falar mais algo?
Reintegração de posse no Paraisópolis, São Paulo-SP

Genival Oliveira Gonçalves (Sobradinho, Brasil1965), mais conhecido como GOG, é um rapper e escritor.

Ocupação de Pinheirinhos, o resumo por uma imagem

Solidariedade aos guerreiros e as guerreiras de Pinheirinhos em Campos do Jordão-SP

sábado, 21 de janeiro de 2012

"Terra Sertaneja" por Ademar Bogo

"Somos milhões de companheiros e companheiras 
buscando a libertação da terra, de homens e mulheres 
em um país onde a terra vale ouro e os seres humanos, 
alguns gramas de chumbo moldados em balas que fazem 
sangrar o destino do nosso povo sofredor!
Na arte de resistir às tentativas da destruição dos nossos sonhos,
 trincheiras da criatividade, se revela a rebeldia dos poetas e
dos cantadores filhos da terra e da esperança no palco imaginário
para onde marcham as colunas dos grandes guerreiros e lutadores sem terra.
A terra no seu suspiro nos abençoa e agradece através 
das nuvens de poeira provocadas pelos rígidos pés descalços
que seguem destemidos, construindo esta grande irmandade 
de companheiros em busca da dignidade perdida. Seguimos cantando.
Na poesia do cantador se misturam o desejo da terra de homens 
na grande sinfonia da esperança que aponta o horizonte 

e o longe fica perto quando se caminha adiante.
As cordas movem paixões. 0 sentimento, as pulsações, 
o sonho de vencer, os corações. Cantar pois é mais que um prazer 
quando as vozes brotam de forças em movimento 
que ao som suave de belas melodias elevam foices
e facões rompendo cercas, retirando morões para ver nascer o novo dia.
Assim a terra se converte em causa, a liberdade se converte em sonho,
o grito forte se converte em guerra e o povo todo segue um só caminho
na trilha estreita plantando futuro.
Que a noite escura da dor e da morte passe ligeira, 
que o som dos nossos hinos anime nossas consciências
e que a luta redima nossa pobreza, 
que o amanhecer nos encontre sorridentes 
festejando a nossa liberdade."


Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), fundado em 21 de Janeiro de 1984.

 Sebastião Salgado, fotógrafo, registrou estas e outras lindas imagens da luta popular.

Ademar Bogo, escritor e autor desta bela poesia exposta acima.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Grandes mulheres latino-americanas: Micaela Bastidas Puyucahua

  Poderia começar esta "série" de postagens que vão abordar as grandes mulheres da história da América Latina por Anita Garibaldi, Juana AzurduyMaria Quitéria, Josefa Ortiz de Domínguez, Maria Bonita, talvez Mercedes Sosa, ou quem sabe Michele Bachelet, Cristina Kirchner e até mesmo Dilma Roussef, nossa primeira Presidente da República, mas é com Micaela, heroína na independência do Peru que iniciamos.
  A maioria das visões para o heroísmo em nossa região ficam muitas vezes focadas em personalidades masculinas, é o caso de Simon Bolívar, San Martin, Zumbi, etc. E quando mencionam ainda algumas bravas mulheres que tem seu histórico próprio de combatividade, insistem citá-las apenas como mulheres de um grande homem.
  Micaela Bastidas Puyucahua, tem seu nascido datado no de 1745 em Tamburco, embora historiadores reivindiquem 25 de Junho de 1742 e a o distrito peruano Pampamarca como sendo sua terra natal, filha de Manuel Bastida, um descendente de africanos e Puyucahua Josefa, teve de driblar os conceitos do machismo para se destacar por sua bravura, e não somente por sua beleza que misturava as raízes africanas e ameríndias.
  Participou ativamente de várias batalhas, mas se destacou por organizar uma espécie de "logística" para enviar mantimentos, fardamento, e cartas, aliás, sempre se destacou pela capacidade de mobilizar e principalmente politizar os camponeses contra a colonização espanhola.
  Mulher tenaz, não descansou um momento, muito menos hesitou em cumprir as tarefas que lhe foram confiadas. Dona Micaela Bastidas, sua abnegação, sacrifício e martírio são um orgulho e exemplo para todos os peruanos, e todos os latino-americanos.
  Tombou em 1781 após ser capturada junto com seu marido, Tupac Amaru II, com quem teve três filhos, foi assassinada na frente de dois deles, e teve seu corpo queimado com o de seu marido. Resistiu até no momento da morte, pois teve de ser enforcada após ser arrastada com pés e mãos amarradas, teve partes do seu corpo expostas, mas sabiam os opressores que dali nasceriam muitas revoltas pelo exemplo de quem luta para que a liberdade e a justiça vençam!
Grafite que homenageia a heroína Micaela Bastidas

Vai começar o Campeonato Paulista de Futebol

  Para esta primeira rodada os torcedores da maior agremiação que apoia a S.E. Palmeiras preparam sua caravana... para acessar esta página: www.manchaalviverde.com.br

  
Grêmio Recreativo Esportivo e Cultural Torcida Mancha Alvi Verde, fundada em 1983, refundada em 1997.

Passou? A gente não esquece...

Unila apresenta hoje a lista de aprovados no processo seletivo de 2012

  
  Daqui uns tempos quem passar agora irá conferir uma vista parecida com esta! Boa sorte a nós rumo a Universidade Latino-americana!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Enquanto isto na Espanha, e em vários lugares do mundo: um recado!

UBES lança campanha "Se Liga 16" em 2012.

  Com muito orgulho fiz parte desta entidade que continua sua luta, a campanha é realizado em todo ano eleitoral e incentiva jovens que chegam aos 16 anos, para que tirem seu título de eleitor e pratiquem a cidadania! Assim a democracia vence:

Copa São Paulo, maior competição Júnior de futebol chega às quartas de finais

  Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2012 chega a sua 43ª edição, a "copinha" é a maior competição de futebol júnior do Brasil, disputada por clubes juniores de todo o país. Organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), começou dia 3 e vai até 25 de Janeiro, data do aniversário da cidade de São Paulo. Nessa feita, na primeira fase foram 96 clubes participantes sendo divididos em 24 chaves com 23 cidades sede (São José dos Campos foi sede de dois grupos).
  Hoje começam as quartas de finais, alguns sonhos de muitos garotos já ficaram para trás, outros seguem com esperança tentando trilhar seu caminho nesta estrada dura do meio futebolístico, são categorias de base dos grandes e pequenos clubes recheados de lobby empresarial, tratando estes milhares de garotos muitas vezes como meras mercadorias!
  Quantos terão clube para treinar segunda? Para onde irão os objetivos que antes eram calçados junto com a chuteira? São pouquíssimos os atletas que conseguem se manter profissionalmente no futebol brasileiro, isto mesmo, "jogar bola" no país que se diz "o do futebol", a desigualdade ultrapassa as quatros linhas, mas dento delas mostra garra duras que insistem em tirar do esporte milhares de jovens para colocá-los no olho da rua.
Todos os meninos que foram o time da S.E. Palmeiras na "copinha" em 2012
  Desejo sorte aos que chegaram até esta fase final da "copinha", principalmente aos da foto que enfrentam meus conterrâneos às 21h em Araraquara, antes deles só quem esta em campo neste momento, em Jaguariúna "corintia" encara o América-MG. Além destes, amanhã (20), às 16h00 jogam Coritiba-PR e Vitória-BA em São Paulo e às 20h00 o Desportivo Brasil, , mede forças com o Fluminense, lá em São Carlos.
   E aos que "ficaram" pelo caminho, que apenas seus nomes sejam riscados das pranchetas, e não seus anseios. Força aos que gostam do futebol brasileiro, pois estes precisam ter estômago para ver o que acontece aqui, e oxalá no mundo! 

BBlim, Blim...

Redução de Juros, é preciso puxar mais a corda do lado de lá!

Estudantes em frente ao Banco Central, 2011
  Ontem o Comitê de Política Monetária (COPOM) anunciou a redução da taxa de juros no Brasil em 0,5% através do Banco Central (BC), medida que já ocorreu quatro vezes consecutivas verdade, mas que ainda esta muito além do ideal, pois neste jogo especulativo e desenfreado da circulação do capital quem mais perde é o trabalhador.  

  Segundo a Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), "O início do processo da redução da taxa de juros se deu de forma tardia (somente no segundo semestre do ano passado), visto que já sabia, desde o início de 2011, que a crise internacional não havia sido debelada. A CTB, as demais centrais sindicais, diversos movimentos sociais populares e uma série de economistas já vinham alertando para os riscos que a política macroeconômica conservadora poderia trazer para o desenvolvimento do país."
  Cada vez mais as políticas de estado precisam dar conta de estabelecer novas relações entre governos e aqueles que devem passar a financiar cada vez mais as ações que impulsionam o crescimento nacional, mas para isto também é necessário se discutir um Novo Plano Nacional de Desenvolvimento, para que os tributos sirvam aos interesses referentes a garantia da nossa soberania.
  Para Luiz Gongaza Belluzo, "A nova finança e sua lógica se notabilizaram por sua capacidade de impor vetos às políticas macroeconômicas. A despeito do desemprego e da desigualdade escandalosa, as ações compensatórias dos governos sofrem fortes resistências das casamatas conservadoras. A globalização, ao tornar mais livre o espaço de circulação da riqueza e da renda dos grupos privilegiados, desarticulou a velha base tributária das políticas keynesianas, erigida sobre a prevalência dos impostos diretos sobre a renda e a riqueza."

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB, fundada em 2007.

Elis Regina há 30 anos se calava em vida para ecoar na eternidade

  Portal Rolling Stones

  Aos 36 anos morria de overdose Elis Regina, a combativa lutadora contra a ditadura militar, ícone da música popular brasileira, talvez possamos dizer que é uma das mais fantásticas vozes que a humanidade já desfrutou em forma de canção.
Cquote1.svgPoucas pessoas sabem quem realmente descobriu Elis. Foi um vendedor da gravadora Continental chamado Wilson Rodrigues Poso, que a ouviu cantando menina, aos quinze anos, em Porto Alegre. Ele sugeriu à Continental que a contratasse, e em 1962 saiu o disco dela. Levei Elis ao meu programa, fui o primeiro a tocar seu disco no rádio. Naquele dia eu disse: Menina, você vai ser a maior cantora do Brasil. Está gravado.     Cquote2.svg
O produtor Walter Silva declarando como a cantora foi descoberta

Aqui ela interpreta "Folhas Secas" de Nelson Cavaquinho, fantástico:
Cquote1.svgChoram Marias e Clarices… Chora a nossa pátria mãe gentil. Em busca de um sol maior, Elis Regina embarcou num brilhante trem azul, deixando conosco a eternidade de seu canto pelas coisas e pela gente de nossa terra. E uma imensa saudade.Cquote2.svg

Bom dia!

  Para saudar as primeiras horas deste dia, e também a volta da Portuguesa de Desportos a elite do futebol nacional, o faço na pessoa do craque Dener, pela primeira vez no Estádio do Canindé para defender a equipe mirim da Lusa. Quatro anos mais tarde, teve de abandonar o sonho de fazer carreira no futebol para ajudar a mãe com as despesas de casa.
  A carreira promissa dele teve fora os "portugas", o Grêmio-RS, Vasco da Gama e Seleção Brasileira, sua vida terminaria em um trágico acidente de carro no Rio de Janeiro, o cinto de segurança passou a ser usado muito pelos jovens da época após este fato, ato que se tornaria obrigatório em 1998.
  Boa volta Lusa, começou o ano vencendo o corintia há pouco no Pacaembú por 1x0.
Na foto, Dener dribla jogador do Paraná Clube.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

"Recomeçar" por Carlos Drummond de Andrade


"Não importa onde parou...
Em que momento da vida você cansou...
O que importa é que sempre é possível recomeçar.
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
É renovar as esperanças na vida e, o mais importante...
Acreditar em você de novo.
Sofreu muito neste período? Foi aprendizado...
Chorou muito? Foi limpeza da alma...
Ficou com raiva das pessoas? Foi para perdoá-las um dia...
Sentiu-se só diversas vezes?É porque fechaste a porta até para os anjos...
Acreditou que tudo estava perdido?Era o início da tua melhora...
Onde você quer chegar? Ir alto?Sonhe alto...
Queira o melhor do melhor...
Se pensarmos pequeno... Coisas pequenas teremos...
Mas se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo melhor...
O melhor vai se instalar em nossa vida.
Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura."

foi um poeta, contista e cronista brasileiro.

Aqui teremos sempre boa música, a da vez é latino-americana

"La libertad" por Horizonte Fariano nas vozes da FARC-EP

  Bonito ver um povo que luta por democracia, justiça e liberdade, tendo de enfrentar a adversidade que os colombianos encaram há anos. Infelizmente em certos momentos da história os interesses se chocam, assim foi em vários países da América Latina com golpes de estado, e ditaduras militares, e quanto maior a repressão também aumenta a resistência.
  Mas o foco do post é ouvir boa música, bom proveito!

Neste Blog e nas ruas, JOÃO AMAZONAS PRESENTE!

  "Toda trajetória de sua vida foi dedicada à luta pelos direitos dos explorados e oprimidos. Sonhou e lutou, desde a sua juventude até os últimos dias de sua longa vida, por um mundo melhor e mais digno para todos". Disse Edíria Carneiro, esposa de João Amazonas que recentemente foi descansar com ele, e obviamente que não serei quem vai se atrever falar sinteticamente tão bem quanto a companheira do camarada guerrilheiro no Araguaia.
  Mas farei no ano do Centenário de João Amazonas uma singela homenagem, deixando até o dia 31 de Dezembro este banner para representar o respeito e que a luta deste, e tantos outros que se doaram por inteiro em nome da democracia, da justiça social, ainda tem em apoiadores como este que escreve, a continuidade desta luta de classes que é travada em meio ao genocídio do nosso povo!
  Outro banner que ficará presente no Blog, mas somente até e durante os dias de realização do Fórum Social Temático, que acontece em Porto Alegre de 24 a 29 de Janeiro, tendo como chamada: "Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental". FIQUE POR ENTRO E PARTICIPE!

"Plantando democracia" por Latuff

Este blog também é uma sementinha nesta rede...

No meio da multidão que se aglomerava na Praça Tahrir para pedir a renúncia do então presidente Hosni Mubarak em fevereiro, era possível notar que, enquanto muitos manifestantes carregavam bandeiras ou cartazes com protestos, outros preferiam protestar através de charges. Entre os desenhos mais populares usados pelos egípcios para manifestar sua insatisfação com o regime, estavam diversos trabalhos do cartunista carioca Carlos Latuff.
De origem libanesa, Latuff, de 42 anos, é um autêntico ativista político, que se diferencia em seu meio por dedicar boa parte de sua obra em defesa de diversas causas, tanto no Brasil quanto no exterior – com destaque para os movimentos zapatista e de libertação da Palestina, local o qual afirma manter uma relação especial após visita realizada em 1999.
Trechos de artigo extraído do blog “Ópera Mundi” (http://operamundi.uol.com.br)

Esta no ar mais um lugar onde a democracia vence! Seja bem vind@

  Ousarei durante muitas postagens levar informações, opiniões, muita cultura e o que mais os leitores entenderem como necessário ser pautado aqui neste blog. Mas pouparei minhas palavras por hora, para saudar sua primeira visita com os dizeres de José Saramago sobre a DEMOCRACIA, ele "Zé", foi um escritor, argumentista, teatrólogo,ensaísta, jornalista, dramaturgo, contista, romancista e poeta português galardoado com o Nobel de Literatura (1998).
  Aqui ele solta o verbo no vídeo sobre as "falsidades democráticas", e trago trechos de entrevistas com o mesmo:
“As democracias ocidentais são fachadas políticas do poder econômico”, diz Saramago. “Fachadas com cores, bandeiras, discursos intermináveis sobre a democracia.” E ainda acrescenta: vivemos em uma época em que temos o direito de discutir de tudo, menos a própria democracia. Segundo ele, nós a tratamos como um bem adquirido, óbvio, inquestionável, como uma peça de museu sobre a qual se colou a etiqueta: “Proibido tocar.”


  Se ainda quer mais, ele trás as seguintes reflexões que te levam a entender que as posições deste blog tem claramente um lado, até porque este é o princípio dele existir já que segundo o "camarada portuga": “vivemos uma espécie de anestesia social”, e ele vai além, “Você sabe, eu nunca escondi minhas convicções. Sou comunista e por isso sou tratado como inimigo da democracia. Pelo contrário, eu quero é salvar a democracia e para isso é preciso criticar esse simulacro de democracia em que vivemos.


  Espero tê-lo mais vez aqui entre nós... vida longa a este bloguinho!
  Até breve.