Projeto de Oscar Niemeyer para o Campus |
A Universidade Federal da Integração Latino-americana (UNILA), há três anos provoca discussões sobre sua concepção, proposta, e problemas internos, e em meio a tantas divergências uma necessidade nos une, a de integração os povos latino-americanos!
Cursos nas mais diversas áreas, e que vão de encontro às necessidades regionais, como por exemplo, dois dos nossos grandes gargalos, a Soberania Alimentar e a Infraestrutura que seja capaz de desenvolver com sustentabilidade os países “Hermanos”, mas com um foco claro, aqueles que compõem o MERCOSUL.
Quebrando paradigmas, conceitos de departamentalizações, e burocracias que ainda prejudicam os estudantes nos dias de hoje, a UNILA se coloca como um elo dos tempos atuais com o futuro promissor de nossa região, já que o Continente Rebelde, e seus aliados de fronteira e de muitas políticas, se levantaram e cada vez mais caminham em ares de soberania.
Ainda precisamos de muita estrutura, e incentivos que se concretizem em maiores investimentos, reflexos da drástica situação da Educação Brasileira, e de sim, de muitos países que tem representantes neste belo espaço que presenteia Foz do Iguaçu-PR com sua presença.
E só iremos melhorar com mobilização social, debatendo amplamente e assim encontrando as soluções necessárias para que este projeto continue sendo vitorioso. Inclusive o primeiro dia de aulas de 2012 é símbolo disto, mostrou alguns estudantes se unindo aos trabalhadores em educação na paralisação que reivindicou melhorias na organização da UNILA, somente desta forma iremos avanças nas mudanças que precisamos.
Protestos dos estudantes reivindicam promessas não cumpridas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine e participe deste diálogo onde a democracia sempre vence.