CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA - Segundo Encontro do Grupo de Trabalhoda Associação Europeia de Historiadores Latinoamericanistas(AHILA).
Tema: "Olhares sobre a História social e a História intelectual.América Latina e suas culturas: dos processos independentistas à Globalização"
25 a 28 de junho de 2012
Córdoba - Argentina
Comitê Acadêmico: Dr. Hugo Cancino Troncoso (Universidad de Aalborg - Dinamarca); Dr. Arauco Chihuailaf(Universidad París VIII); Dra. Silvia Mallo (Universidad Nacional de La Plata - Argentina); Dra.Lená Medeiros de Menezes (Universidade do Estado de Río de Janeiro - Brasil); Dr. Rogelio de laMora Valencia (Universidad Veracruzana - México); Dra. Beatriz Moreyra (Universidad Nac. deCórdoba - Universidad Cat. de Córdoba - Argentina); Dra. Liudmila Okuneva (Universidad de lasRelaciones Internacionales - Rusia); Dra. Maria Emília Prado (Universidade do Estado de Río deJaneiro - Brasil); Dr. Fernando Remedi (Universidad Nac. de Córdoba - Universidad Cat. deCórdoba - Argentina)
Comitê Executivo: Dr. Silvano Benito Moya (Presidente)Lic. Raquel Elizondo; Lic. María José Ortiz Bergia; Lic. Gabriela Parra Garzón; Lic. María BelénPortelli; Lic. Carolina Prosdócimo; Lic. Franco Reyna; Lic. Noelia Silvetti; Sr. Nicolás Moretti
Estimados colegas,
O Centro de Estudos Históricos "Prof. Carlos S. A. Segreti" e o Grupo de Trabalho da AssociaçãoEuropeia de Historiadores Latinoamericanistas "Trabalho Intelectual, pensamento e modernidadena América Latina, séculos XIX y XX", convida-os a participar do Segundo Encontro do Grupo deTrabalho da Associação Europeia de Historiadores Latinoamericanistas (AHILA): "Olhares sobre aHistória social e a História intelectual. América Latina e suas culturas: dos processosindependistas à Globalização", a realizar-se entre os dias 25 e 28 de junho de 2012, na Faculdadede Filosofia e Humanidades da Universidade Católica de Córdoba, Argentina.
Esse encontro, dedicado especial, mas não exclusivamente, à história social e à históriaintelectual, inscreve-se no marco de diversas correntes historiográficas latinoamericanas, assimcomo no processo de renovação historiográfica das últimas décadas, que começa a partir deinícios dos novecentos e oitenta, quando se produz um movimento de recuperação da análisecultural como uma perspectiva de estudo. Esse movimento demonstrou sua capacidade de intervirde modo significativo em alguns dos campos de discussão centrais dentro das ciências sociais ehumanidades. Quer dizer, parafraseando a socióloga norteamericana Theda Skocpol, assiste-se aum retorno da cultura ao primeiro plano. Este retorno ao cultural, indissociavelmente unido aosocial, é também sintoma de um cansaço, produto de uma história saturada de estruturas,hierarquias, modos de produção, sistemas, subsistemas e modelos; enfim, de uma história comoun processo sem sujeito. Este foi o momento da confirmação do potencial cognitivo do estudo doscomportamentos culturais e das culturas materiais e suas representações.
Por tais razões, a realização do Segundo Encontro do Grupo de Trabalho da Associação Europeiade Historiadores Latinoamericanistas (AHILA), busca: a) Ressignificar a perspectiva socioculturalcomo forma de diagnosticar a situação social e como espaço a partir do qual se elabora umaapreciação crítica e propositiva dos complexos processos históricos de longa duração; b) Refletirsobre as similitudes e divergências teórico-metodológicas e conceituais entre os aportes dosinvestigadores provenientes de diferentes campos; b) Garantir a continuidade e o processo deconsolidação do referido evento acadêmico, agora em sua segunda edição; c) Comprometer asinstituições, grupos ou redes participantes com a realização de projetos comuns, em médio elongo prazos; d) Publicar os aportes ou comunicações apresentadas pelos participantes.
EIXOS TEMÁTICOS:
- A educação através dos paradigmas importados
- Migrantes e correntes migratórias
- As elites culturais latinoamericanas e os problemas sociais
- Instituições e pensamento religioso
- As políticas sociais e o Estado Social na América Latina
- A comunidade de historiadores latinoamericanos frente à virada cultural, a "viradalingüística" e a Posmodernidade
- A cultura política nos períodos de transição das ditaduras à democracia
COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS
Os resumos e comunicações apresentados serão formal e academicamente avaliados. Os comitês acadêmico e executivo poderão reorientar os resumos e comunicações apresentadas àmesa ou eixo de discussão que considerem mais pertinente.
Cronograma
Data limite de recebimento de resumos: 31 de outubro de 2011
Data limite de recebimento de comunicações: 31 de março de 2012
Normas de apresentação
Os resumos e comunicações deverão ser remitidos para o seguinte endereço de correio electrônico:
ahilahistoriaintelectual@gmail.com
Os resumos constarão de uma extensão menor que 500 palavras. As comunicações terão umaextensão máxima de 60.000 caracteres com espaços, incluindo citações e bibliografia, em fonteTimes New Roman 12, com 1,5 de espaço e notas em pé de página, formato Word (97-2003,2007).
Poderão ser apresentadas até duas comunicações por autor (incluindo coautoria) e ascomunicações não poderão ter mais de dois autores.Somente serão outorgados certificados aos autores que exponham suas comunicações nasmesas e horários que lhes correspondam.
A submissão de resumos não implica necessariamente a aceitação da comunicação. A aceitaçãodefinitiva da comunicação ficará a cargo do Comitê Acadêmico.
O Comitê Executivo propõe-se a publicar as atas das jornadas, razão pela qual é necessário orespeito às normas editoriais. No caso do autor não desejar ter seu trabalho incluído nas atas,deberá manifestar expressamente essa vontade no momento do envio da comunicação.
O cabeçalho dos resumos e comunicações deverá incluir os seguintes dados:
Eixo temático sugerido
Autor/es (Nomes e Sobrenomes)
Inserção Institucional (Universidade, Centro de Investigação, Faculdade, Departamento)
Situação institucional (Docente, Investigador, Aluno)
Endereço particular (postal completo e eletrônico)
Endereço institucional (postal completo e eletrônico)
Título da comunicação
Resumo
IDIOMAS:
Castelhano e português. Os coordenadores poderão aceitar outros idiomas em suas mesas detrabalho.
APRESENTAÇÃO DE LIVROS
Os livros a serem apresentados deverão estar relacionados com temas sobre história dasideias/história intelectual da América Latina, História sociocultural, e terem sido editados duranteos dois últimos anos (2010/2012).
SEDE DO EVENTO:
Facultad de Filosofía y Humanidades - Universidad Católica de Córdoba - Sede Trejo - ObispoTrejo 323 - (5000) Córdoba, Argentina.
INSCRIÇÃO
50 dólares (ou seu equivalente em pesos argentinos) que poderão ser pagos no dia do evento.
10 dólares estudantes (ou seu equivalente em pesos) com credencial em mãos.
10 dólares (ou seu equivalente em pesos) assistentes e público en geral.
Para consultas ou dúvidas sobre o desenvolvimento do Encontro, dirigir-se ao seguinteendereço de correio eletrônico: ahilahistoriaintelectualconsulta@gmail.com
Fonte: Associação Nacional de História (ANPUH)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Opine e participe deste diálogo onde a democracia sempre vence.